31 de março de 2010

Lendárias Amêndoas

"Conta a lenda que um senhor árabe, Rei dos Algarves, derrotou um rei do Norte numa batalha, tendo recebido entre os despojos a sua filha, princesa Gilda, que viria para o reino para ser sua escrava. Como era bela e muito diferente das raparigas da região, decidiu casar com ela. Gilda aceitou o seu futuro, apesar de isso significar que não veria mais a terra que amava, o seu Norte coberto de neve.
Gilda reconhecia o amor do seu marido e o seu esforço para lhe agradar. Sentia até que o amava, pois ele tinha conseguido conquistá-la com a atenção que lhe dava. Mas a tristeza era tanta que ela não voltou a sair do seu quarto.
O rei resolveu então chamar os seus “físicos” para a tentar curar, oferecendo riqueza a quem conseguisse descobrir o mal de que ela sofria. Em vão…Os que tentavam não conseguiam; outros, com medo de falhar, nem tentavam. Um dia, chegou um velho, vindo do Norte, que ouvira o que se estava a passar e insistia em falar com a princesa. Mesmo duvidando do seu sucesso, o rei permitiu. E, após muitas horas de conversa com a Gilda, este seu velho aio disse ao rei que bastaria mandar plantar amendoeiras por todo o Algarve para que ela se sentisse melhor.
O rei não entendia porquê, nem acreditava que pudesse resultar, mas resolveu tentar esta estranha sugestão. O tempo continuou a passar, até que as amendoeiras floriram, pintando os ramos de cada árvore com pequeninos flocos brancos, e, por grandes extensões, cobrindo o Algarve de um branco puro. Cheio de esperança, o árabe entrou no quarto da princesa e pediu-lhe para fazer um último esforço e ir à varanda ver o que tinha acontecido. Gilda fê-lo e nem queria acreditar; durante muito tempo apreciou, com os olhos rasos de lágrimas, o que tinha à sua frente. Finalmente exclamando: “É a neve! A neve da minha terra!”
A lenda não conta o resto da história, embora se adivinhe que tenham vivido felizes após a cura de Gilda. E ainda hoje o Algarve recebe a visita das flores de amendoeira, recordando o que o amor pode fazer… até mesmo compensar a saudade."

Além desta linda história, a tradição de entregar as amêndoas é que a sua entrega como lembrancinha nos casamentos, seja feita na saída dos convidados. Geralmente são entregues 5 unidades do confeito, com o significado de fecundidade, felicidade, riqueza, vida longa e saúde. E é muito comum ver estas iguarias em casamentos árabes e italianos.
Para aflorar as ideias das noivas, selecionei imagens para servir de inspiração, caso as amêndoas sejam uma opção de lembrancinha em vossas festas.

Bjos =)


Muito comum vê-las em caixinhas com a cor ou um enfeite que lembre a decoração, bem como em latinhas em tom metalizado. Porém, a cor ideal sempre será o branco.


Outra opção mais barata, são os saquinhos feitos de tule e o tubetes. O que não deixa de ficar também charmoso. Os tubetes podem até ser pendurados em uma árvore francesa na entrada do salão, fica lindo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário