9 de julho de 2010

Macarons


Um outro doce diferenciado e chic para decorar a mesa dos doces ou até mesmo entregá-los como lembranças para os convidados e/ou padrinhos, são os Macarons. Mas antes vamos descobrir de onde veio esta deliciosa iguaria?

A mais conhecida é de que eles surgiram em um Monastério na Itália, onde foram levados pela Catarina de Médici à França, para o seu casamento com o Rei Henrique III em 1533. Eram doces simples de amêndoas e sem recheio, porém, crocantes por fora e macios por dentro. Mas ideia de juntar os pares utilizando recheio entre os pares, foi do chef Pierre Desfontainess no século XX.

E depois de tantas adaptações vindo lá da Europa, os doces ganharam cores e sabores diversos. Mas nunca deixando de ser crocantes por fora e macios por dentro.

Abaixo, segue uma receitinha básica do doce para quem quiser arriscar e quem sabe, fazer deste doce um ganho a mais no orçamento.

Ingredientes:

* 2 claras de ovos batidas com garfo em mousse;
* 250g de farinha de amêndoas;
* 250g de açúcar de confeiteiro.

Preparo:

* Peneire o açúcar e a farinha de amêndoas;
* Bata as claras com o açúcar até obter um suspiro;
* Misture algumas gotas da essência desejada para colorir o doce, como: rosa para framboesa, verde para pistache e café para sabor café.
* Aos poucos e com delicadeza incorpore à mistura peneirada;
* Coloque uma folha de silpat sobre uma assadeira e apoie essa assadeira sobre outra menor;
* Com um saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa sobre a folha de silpat. Dê uma distância de 5cm entre cada macaron;
* Leve imediatamente ao forno pré-aquecido, moderado (220 graus) durante 10 minutos;
* Com uma espátula, retire os macarons da assadeira de baixo e asse mais 5 minutos;
* Recheio com o sabor que quiser;
* Pegue 2 macarons, coloque um pouco do creme escolhido e junte-os.

Os macarons podem ser conservados no freezer por uma semana. E você encontra a folha de silpat em lojas especializadas em produtos de confeitaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário