20 de agosto de 2010

As linguagens do amor


Esta semana me veio à memória o meu chá de lingerie. Um noite divertida com a presença de pessoas queridas.

E dentre elas estava Luciana, proprietária da loja Elegance (@Elegancealuguel), que eu convidei especialmente primeiro pela sua amizade e segundo pela sua sensibilidade em conhecer bem do assunto "casamento" e "relacionamento". Ela ficou encarregada de nos trazer uma reflexão sobre o amor, foi muito bom.

Portanto, quero aqui compartilhar com vocês sobre estas linguagens, onde muitas vezes nem nos damos conta da real importância em estar, ser e fazer da vida do outro unicamente sua e...pra sempre.

"Até aqui o amor sustentou o relacionamento de vocês, a partir de agora, o relacionamento de vocês deve sustentar o amor".

1 - Palavras de afirmação - elogios, reconhecimentos e palavras de ânimo tem grande valor emocional tanto para ele como para ela. Agradeça, reconheça, encoraje; dê bons sentidos nas suas palavras e que estas sejam afirmativas para fazer a pessoa amada se sentir amada e ter o seu "tanque emocional" cheio de coisas boas. Esta é a primeira linguagem do amor.

2 - Qualidade de tempo - as pessoas necessitam estar juntas para se sentirem amadas e costumam reivindicar atenção e intimidade. Mas esse estar junto é focalizado na atenção. Muitos casais vivem em mundo distintos, cada um focalizado no seu trabalho, problemas e afazeres. E quando estão próximos, mal focalizam a atenção um no outro, na pessoa amada. Investir o tempo juntos em uma atividade comum significa que nos importamos um com o outro, apreciamos e gostamos de fazer as coisas em conjunto. Esta é segunda linguagem do amor.

3 - Receber presentes - receber presentes é algo que você pode segurar e dizer: "Ele (a) pensou em mim". Alguns são caro e outros não custam nada. Podem ser comprados, encontrados ou feitos. O que vale mesmo é a intenção em que o presente representa naquele momento, até mesmo uma flor roubada vindo junto com um cartão, dobrado e cortado em forma de coração escrito "EU TE AMO". Os presentes não necessitam ser caros. Esta é a terceira linguagem do amor.

4 - Formas de servir - quem ama, verdadeiramente serve. Ajudar, apoiar, suprir a necessidade, doar-se, fazer algo significante ao outro, enfim, todo relacionamento necessita da troca de apoio, doação e auxílio. Todos nós sentimos a necessidade de nos sentirmos amados e manifestar de forma diferente para o outro. E através desta forma diferente, realizamos coisas que o outro aprecia, é o jeito de agraciarmos a quem amamos. Esta é a quarta linguagem do amor.

5 - Toque físico - quem teve muito cafuné, beijo, carícias, abraços na infância se sentem amados com o toque. Um abraço afetivo comunica amor a qualquer pessoa, mas os que possuem esse comportamento, desfrutará de forma mais intensa aquele gesto, sentindo-se amada e segura. Esta é quinta linguagem do amor.

Descubra a sua linguagem de amor e a linguagem do seu amado (a), isso possibilita mudanças de comportamento que garantem a harmonia no relacionamento e faz com que ambos se sintam amados.


Um ótimo final de semana para os apaixonados.
Bjos =)

Um comentário: