10 de setembro de 2010

Noivas em forma

Para um final de semana cheio de saúde e, com planejamentos para o início da próxima semana, recebi a colaboração da nutricionista Renata Luna (@renataluna) de João Pessoa, onde ela minuciou para as noivinhas dicas importantes de como melhor se alimentar entre os preparativos do casamento.

Leiam e tentem se organizar neste quesito tão importante que é a alimentação.

"Nada melhor do que ter tudo do jeito que sonhamos em um dos dias mais esperados das nossas vidas, certo? Muitas noivas pensam em cada mínimo detalhe da cerimônia, da festa, das roupas e calçados... mas é comum um detalhe acabar não saindo como planejado: a balança. Não pensem que isso acontece porque seguir dietas é difícil, mas porque o período pré-casamento nos proporciona uma enxurrada de sensações, das mais lindas às mais amargas. O casal pode concordar em tudo, mas também pode discordar em tudo. Aquela tão sonhada casa de festas pode já estar com a data ocupada, as lembranças compradas fora podem atrasar, ou até mesmo o vestido perfeito rasgar apenas uma semana antes do tão sonhado dia. E então, vocês sabem como lidar com as emoções nessa fase? A alimentação é essencial para que tenhamos bom humor, disposição, saúde e pique pra enfrentar essa fase. Vamos às dicas para as noivinhas que querem entrar em forma para o seu grande dia!

1 . Auto-controle: É comum irmos a muitas provas de comidas. Salgados, doces, jantares e bolos... por mais que esteja tudo muito gostoso, seja categórica e experimente apenas um pedaçinho de cada. Muitas recorrem ao chocolate ou aos doces na hora do estresse ou na TPM. Esqueça-os um pouco. Tendo uma alimentação leve a gente se estressa menos. Quando tiverem vontade de comer um doce, recorram à gelatina. Ela é altamente rica em proteínas e pobre em gorduras. Só não vale comer todo dia! Às diabéticas de plantão: lembrem-se que muitos doces dietéticos contém muito mais gordura na composição para compensar a ausência do açúcar. É o caso do chocolate. Portanto de olho no perfil nutricional das embalagens, ok? Não é porque não tem açúcar que não vai engordar.

2 . Seleção: É tentador viver comendo de maneira rápida e prática. Mas pratos congelados e pré-prontos têm uma quantidade enorme de gordura, sal, corantes e conservantes. Uma bomba que só nos deixa inchadas, pouco nutridas e mal acostumadas. Na rotina, substitua os pratos “pesados” por pratos leves. Deixe as massas e carnes gordas com molhos para os fins de semana ou apenas para as eventualidades. Um prato com vegetais verdes, legumes cozidos, arroz integral e uma carne magra (grelhada, e de preferência esqueça as frituras) pode fazer seu corpo secar mais rápido e você ainda terá muito menos sono durante o dia. Já pensou que a cada minuto que você passa cozinhando, está gastando calorias?

3 . Freqüência: A maioria das pessoas sequer faz as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. E isso nos faz comer muito em um curto espaço de tempo, dificultando o trabalho da digestão, e a maioria das coisas que comemos acaba sendo armazenada nos “pneuzinhos” e não absorvida, como deveria ser. Novamente, acabamos inchadas e mal nutridas. A chave para acabar com isso é fazer seis refeições menores, com alimentos leves. No café e lanches: frutas, queijos brancos (ricota e polenguinho), presunto de peru, requeijão ou patês light, biscoitos ou pães integrais, geléias de frutas, barra de cereais e sucos. No almoço e jantar: saladas de verduras e vegetais crus e cozidos, arroz integral, feijão, carne, frango ou peixe grelhado, sopas, macaxeira, inhame, cuscuz. Só lembrem que nada deve ser consumido em excesso.

Os líquidos, de preferência sucos naturais e não de caixinha, devem ser ingeridos apenas 30 minutos após as refeições. Na hora da refeição ele também dificulta a digestão e absorção dos alimentos. Refrigerantes e bebidas alcoólicas incham, engordam e nos enchem de celulites. E não se engane, água tônica tem o mesmo efeito, hein? Para que haja harmonia entre corpo e alma também é essencial ter um ritmo específico de exercícios físicos. Entrar em contato com um profissional educador físico é a melhor solução para saber o tipo e a intensidade do exercício que será compatível pra seu tipo de corpo e o que você pretende obter com isso (massa muscular, perda ou ganho de peso, etc). Boa sorte às noivinhas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário