24 de novembro de 2010

Dúvidas frequentes

Ao visitar algumas comunidades de noivas, vi que muitas ainda não estão com as suas dúvidas completamente respondidas. E isso é bem normal quando a data do casamento está próxima.

Colocarei abaixo algumas questões que podem ser facilmente esclarecidas e até mesmo, respondidas. Vejamos.

ROTEIRO (Cerimônia e Festa)
Ao contratar um cerimonial, a primeira coisa a ser feita é passar todas as informações de como irá se proceder o seu casamento. A partir daí, a sua assessoria irá lhe dizer se é viável ou não acrescentar algo a mais na cerimônia e na festa, para logo em seguida ser montado todo o roteiro do seu casamento. Pois é importante lembrar que igrejas e salões de festas têm hora pra começar e terminar. E os atrasos sempre acabam fazendo com que os noivos deixem de aproveitar a tão sonhada festa. Para isso, monte seu roteiro de acordo com o que irá acontecer em cada ambiente, como por exemplo, na igreja: atente para a hora do início da cerimônia e o fim (de acordo com o contrato). Caso haja a possibilidade de acrescentar alguns rituais na cerimônia, combine o passo a passo com o celebrante, repasse ao cerimonial e relaxe. Já a recepção, é importante também estar atenta ao que foi contratado (início e fim da festa) para que todo o decorrer das atividades possam fluir de forma natural.

CUMPRIMENTOS
Nada mais deselegante do que você deixar passar despercebido os seus convidados. Afinal de contas, eles se dedicaram para estar na sua festa. Mas cada caso é um caso. Existem casamentos que é mesmo impossível os noivos saírem de mesa em mesa cumprimentando seus convidados, ou pela enorme quantidade de convidados ou para não perder tanto tempo e deixar de aproveitar mais a festa. Se o seu casamento for tranquilo e houver a possibilidade de ir a cada um agradecer a presença, faça isso. Mas caso esta etapa leve muito tempo, opte pelos agradecimentos ao microfone; prepare um discurso, convide à todos brindarem o momento etc. Vale a criatividade nesta hora e tenho certeza que seus convidados irão compreender, porque não foi fácil passar 1 ano ou mais planejando toda uma festa e nem se quer aproveitar o máximo dela. Fazendo isto, pode ter certeza que naturalmente todos irão até vocês para os cumprimentos.

DANÇA
Quando se fala em valsa, logo se lembra dos pais e padrinhos. E este é um momento crucial de toda a festa, quando os noivos adentram o salão, são ovacionados e seguem para a pista para a primeira dança já casados. Hoje em dia usa-se muito a música do casal, podendo até dispensar os pais. Mas há ainda quem segue a tradição da valsa, fazendo questão da presença dos pais e padrinhos. Porém, caso aconteça de vocês, noivos, coreografarem alguma dança em especial, façam isso após o jantar; que é o momento em que os noivos fazem uma segunda entrada usando adereços e convidando a todos para a pista de dança.

ENTREGA DAS LEMBRANCINHAS (Pais, Padrinhos, Pagens, Daminhas e Convidados)
Esta é uma etapa que leva bastante tempo, mas se bem coordenado pelo cerimonial, passa rapidinho. Aproveitando as fotos após o brinde no bolo com os familiares, já providencie a entrega das lembrancinhas das demais pessoas que fizeram parte do seu cortejo. De forma bem ordenada, o cerimonial deverá conduzir estas pessoas até os noivos para a entrega das lembranças seguida das fotos. Os convidados terão que esperar mais um pouco, pois a entrega só é feita após o jantar quando todos estão acomodados e o ambiente fica mais tranquilo.


No mais, espero ter auxiliado mais uma vez nestas dúvidas que muito ocupam a mente das noivinhas.

Bjos =)

3 comentários:

  1. Boa tarde, Renata! Não poderia deixar de comentar no seu blog... Trabalho em uma empresa de cerimonial em Uberaba-MG e, visitando seu blog, vi quantas informações interessantes você disponibiliza por aqui. E dá para ver que você faz isso com paixão... Sei o quanto é fantástico fazer com que o dia seja especial para nossos clientes e mais ainda quando olhamos os resultados e vemos que realmente ajudamos mais um sonho a acontecer... Seu blog traduz o que sentimos... Seu trabalho só pode ser especial, vendo o amor com que se refere a ele! É muito bom ler tudo isso. Parabéns!!! Andréa Ferreira Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa =)
    Muitíssimo obrigada pela visita e pelo comentário. São pessoas como você que sempre me dão mais motivos para postar novidades às noivinhas. Fazer aquilo que se gosta e com paixão, é sempre mais gostoso.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata, parabéns pelo seu blog, já me tornei um seguidor e como ficarei feliz se você também seguir meu blog, aguardo por você, um forte abraço.

    http://joseluizbans.blogspot.com/

    ResponderExcluir