14 de abril de 2011

Transbordante Amor

Foi assim que Deus manifestou o seu amor…: enviou o seu Filho Unigênito… (1Jo 4.9).

A cada dia que eu me levanto e começo a lidar com as tarefas do dia a dia, desejo que seja assim a todos àqueles que eu conheço e estimo. E se tem sido assim, graças a Deus, porque para muitos o dia parece sempre acordar naquela expectativa de quem será a próxima vítima do descaso, preconceito, violência, fome, corrupção etc.

Hoje em meio a tantas informações lidas e vistas na mídia, resolvi arejar a cabeça com outro tipo de notícia que o mundo ainda não dedicou um editorial, uma primeira página ou até mesmo um especial na TV: o amor. É uma pena, pois se soubessem do efeito colateral que este sentimento pode causar, as pessoas seriam melhores...o mundo seria mais vivo e mais puro.


E no mundo "casamentício" (como dizem as meninas do Papo de Noivas), sabemos muito bem que o principal motivo de estarmos envolvidas nos preparativos do grande sonho, não é apenas para mostrar status e até onde conseguimos chegar; mas se chegamos até o dia de se casar é porque chegamos por amor. Todos os nossos caprichos, mimos, ideias e dedicação sempre estão atribuídos a algo puro, verdadeiro.

Que bom se o mundo vivesse casando sempre não é mesmo? Ou melhor, que bom se o mundo vivesse sempre na rotina de se organizar um casamento, quem sabe só assim as pessoas estariam mais atenta a sensibilidade que o amor pode causar durante esta fase de organização. Mesmo em meio a correria, o estresse, os detalhes, ainda assim, tudo teria um motivo: promover a felicidade do outro.

O amor é bom e importante; quem discordaria? O problema é com a palavra “amor”, que tem recebido ênfase em nossa cultura como sentimento afetivo. Aliás, o próprio dicionário define amor com essa ênfase. Nada contra o romance ou o afeto, mas quando se quer entender o amor segundo as Escrituras, é necessário compreender bem em que sentido a palavra foi usada.

O amor segundo a Bíblia não é sentimento, mas ação; amor que se restringe ao afeto não é amor. E um bom exemplo preferido para este assunto é o amor da mãe que, em uma fria noite de inverno, não fica encolhida sob os cobertores sentindo o quanto ama seu filho, mas levanta-se e vai amamentá-lo.

Quando o Senhor nos ordenou amar uns aos outros, não tinha em mente dizer “gostem uns dos outros”, mas ia muito além; tanto que ele próprio não ficou confortável em sua glória sentindo afeto por nós, mas seu amor o fez mover-se em nossa direção a ponto de dar-se.

Gostar eu gosto de quem me agrada ou “merece”; mas quando me submeto ao Criador e me rendo à ação do Espírito Santo, posso ser capacitado a amar com o seu amor, ativamente, e não apenas com meus sentimentos e palavras, mas colocando em ação o cuidado que vem do Eterno.

Que o dia de hoje você possa transbordar de amor em todo os minutos do dia, em seus pensamentos, em suas atitudes, em suas palavras, enfim, que o amor não seja apenas o sentir mas aprendi uns anos atrás com uma simples frase que...amor é o que amor faz.

Eu amo você porque Cristo me amou primeiro.

Bjos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário