12 de maio de 2010

Alimentação saudável


A alimentação nos dias que antecedem uma cerimônia de casamento deve ser equilibrada e leve, com itens saudáveis no cardápio diário. É essencial fazer intervalos regulares entre as refeições para proporcionar saciedade, reduzir a ansiedade e evitar que a noiva belisque em horários inadequados. Intervalos prolongados, maiores que 4 horas, além de causarem fome levam ao ganho de gordura e ao aumento do cortisol, hormônio que eleva a retenção hídrica, deixando a noiva inchada! Já intervalos muito curtos, menores que 3 horas, impedem o corpo de queimar as gordurinhas.

Principalmente perto da data, a noiva deve consumir alimentos de fácil digestão como saladas, sopas leves e carne magra. Assim, se sente mais leve e com mais disposição, fundamental neste período tão atarefado. É bom evitar alimentos gordurosos, não apenas pelas calorias, mas pela difícil digestão. Não há proibição de nenhum alimento e a alimentação não deve ser radical. Todos podem ser ingeridos com moderação. Excessos sempre levam ao ganho de peso.

Outros fatores que podem fazer a noiva ganhar uns quilinhos são a ansiedade e o estresse. Cuidado. Muitas usam esta dupla bombástica como desculpa para comer mais. Realmente, a ansiedade e o estresse causam uma procura maior por alimentos, geralmente de menor qualidade e maior valor calórico. Tente controlar-se e pratique exercícios físicos - eles são ótimos aliados nesse momento de tantas expectativas que, a gente sabe, é tenso mesmo. 

Dicas:
Contra o estresse recomenda-se: suco de uva integral, frutas vermelhas (as chamadas berries), abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), peixes, vegetais folhosos escuros e soja (e seus derivados). No combate à ansiedade, além dos alimentos citados, podemos contar com a ajuda de salmão, sardinha, ovo, arroz integral, feijão, lentilha, alface, espinafre, azeite extra-virgem, linhaça, aveia, maçã, laranja, maracujá, banana, leite desnatado e derivados magros e chás como camomila, capim limão, erva cidreira, erva doce. Investir nesse cardápio é ser feliz pra sempre

Fonte: www.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário