23 de junho de 2010

Casamento Junino

"Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo, olha praquele balão multicor, que lá no céu vai subindo"

Ai que saudade do meu nordeste =( 
Esta é a época que mais me encanta...comidas típicas, família reunida, histórias pra contar na frente da fogueira (para aqueles que curtem né? Por que a fumacinha não é nada muito agradável...rsrs), brincadeiras que relembram a nossa infância e um céu pra lá de estrelado e lindo, como a letra da música nos fala.

Mas há quem goste de aproveitar esta época para inovar até no casamento. Pois é, eu mesma já fui testemunha em trabalhar em um casamento pra lá de típico. Convidados dançando quadrilha e devidamente caracterizados com seus chapeus de palha, lenço no pescoço, para os homens; e chapeus com trancinhas ou os famosos veuzinhos para as mulheres.

E aproveitando todo esse clima, em véspera de São João, andei pesquisando sobre o assunto e achei cada coisa uma mais fofa que a outra. Deu vontade até de casar de novo...rsrsrs. Claro que não precisa fazer todo o seu casamento como um "casamento na roça", mas unir a tradição ao bom gosto vale muito a pena. Pois incrementar com um pouco mais de sofisticação pra ficar a cara os noivos, é algo que vai ficar pra sempre na memória de todos.

Segue abaixo algumas ideias pra lá de criativas:


Vamos começar pelo local da festa. Se você optar por um casamento em alguma chácara ou clube, olha só que decoração perfeita pra receber os convidados com estilo!! Fenos decorados com mantas e almofadas coloridas debaixo de uma bela árvore frondosa (acredito eu e sugiro que seja), velas penduradas com fitas coloridas. Isso deve ficar super clim ao entardecer. E vejam os arranjos pendurados no salão, feitos de papel crepom, ou se quiserem, feitos em tecido super coloridos, bem a cara da festa junina.






Para acompanhar esta decoração cheia de luz e vida, encontrei arranjos lindíssimos para decorar a entrada do local ou para decorar as mesas principais, tais como: mesa do jantar mesa do bolo, nesta última, a opção é colocar embaixo da mesa. Sem mais palavras, as imagens já enchem os olhos.





Completando esta decoração de entrada, as famosas bandeirinhas não poderiam ficar de fora. Sem muito exagero, elas podem ser penduradas em locais específicos, como a pista de dança por exemplo. E para incrementar ainda mais esta pista, ao invés da fogueira, faça uma mega cascata de fogos para surpreender a todos. Mas sempre levando em consideração todo o cuidado com esta opção, portanto, contrate bons profissionais para esta tarefa.




E agora o que mais chama a minha atenção: os arranjos de mesa. Pegue potes de vidros, latas de azeite, de compotas, de doces, enfim, latas coloridas que dão um ar mais caseiro no local. As flores em pano de chita foram as que mais eu amei, são perfeitas. E a chita é bem a cara do nordeste.




Partimos agora para o setor mais delicioso da festa, as guloseimas típicas de toda a festa junina. Para os salgados: Caldo verde, caldinho de feijão, milho verde, bolinho de aipim c/carne, bolinho de bacalhau, mini pastel de queijo, escondidinho de aipim com carne seca. Doces: coadas, pé de moleque, bombocado, doce de milho, bolo de macaxeira com côco, bolo de cenoura com calda de chocolate, bolo de fubé, canjica, cuscus, quindim, brigadeirão, doce de abóbora, paçoquinha e doce de leite. Para as bebidas: quentão, vinho quente, refirgerantes diets e comum, cervejas, vinhos e champagne. Mas vejam abaixo como fica toda a decoração da mesa destas guloseimas, bem como a mesa dos convidados.






E como não fazer um casamento sem a presença do bem casado não é mesmo? Eles já são as coisas mais mimosas de toda a festa, imaginem quando estão personalizados para esta época!! Dá vontade de guardar pra sempre e não comer...rsrs. O tecido xadrez é o padrão, mas novamente vem o pano de chita amarrados com paus de canela pra deixá-los ainda mais charmosos, como também o tecidos floridos. E vejam só que coisa mais mimosa são as bonequinhas de pano como pingente neles!!! Lembro que esta é uma ótima ideia para se usar as famosas bonequinhas de Esperança-PB.






Vamos ao bolo!! Se você quiser incrementar o seu bolo como parte da decoração, a dica é não deixar ele tão enfeitado. Mas caso você queira fazer um bolo tradicional e mesmo assim quer guardar o ítem como parte da decoração junina, peça a sua boleira para fazer um bolinho a parte como as opções abaixo. O último bolo faz parte de uma brincadeira feita com as amigas solteiras onde o famoso Santo Antônio fica ao centro e o bolo é decorado com flores. Em cada flor um fitilho. Cada solteira deve segurar o seu fitilho escolhido, aquela que puxar o fitilho com uma aliança, será a próxima a se casar. E o cupcake poderá servir tanto de lembrancinha para os convidados como parte decorativa na mesa dos doces.






E para finalizar, uma ideia charmosa para as lembracinhas. Na mesa dos convidados você pode individualizar cada bonequinha com uma mensagem de agradecimento. Mas fica a critério de cada pessoa personalizar a sua lembrancinha de acordo com o tema da festa. Opções é o que não falta.





Bom, eu não sei vocês, mas eu fiquei encantada com cada ideia e com cada imagem. Como eu já casei mesmo, o que me resta é utilizar algumas para o meu aniversário =)

Pra quem irá viajar e curtir os festejos juninos, uma ótima viagem. E pra quem não vai, como eu por exemplo, fiquemos na vontade né? rs

Bjos =)








Um comentário: