5 de junho de 2010

As lições do casamento


Sabe quando acordamos com uma vontade enorme de amadurecer mais um pouquinho com a convivência dos outros? Que quando compartilhamos choros e alegrias percebemos que não estamos só no barquinho das emoções? E que apesar de todas as decepções que enfrentamos, sejam elas de parentes ou até de amigos próximos, sabemos que podemos contar com as poucas amizades sinceras mesmo de tão longe?

Pois foi assim que acordei. Andei filosofando sozinha enquanto cuidava da casa, me lembrando de todos que contribuíram para que o meu casamento acontecesse e "cheque mate"... foi aí que resolvi recorrer à estas pessoas e amigas maravilhosas que me conquistaram com um simples sorriso durante alguns poucos anos, para escrever o post de hoje: o que podemos aprender com o casamento.

Confesso que a cada dia venho observando o mundo de outra maneira após o casamento, as pessoas então, nem se fala. Estas são o maior desafio e tenho tido o cuidado para ter um trato melhor com elas. Depois que nos tornamos co-participantes da vida do outro, parece que começamos a olhar pra dentro de si e ver que os seus defeitos e os seus problemas nunca foram piores ou iguais ao de ninguém. Tentamos sempre nos compararmos às dificuldades dos outros ou até mesmo criamos metáforas a mais para sermos o centro das atenções, preferimos nos isolar e nos afastarmos dos problemas sem dar importância aos sentimentos alheios, enfim, isso é a mais pura bobagem. É a mais pura infantilidade.

E ao ler os depoimentos das minhas amigas: Alene, Ariane, Jana, Luciana e Rossandra (irmã), vi que somos todas iguais nas expectativas, sonhos e crenças. O pré-casamento parece que foi um roteiro escrito e tirado xerox para cada uma...rsrs. O medo e a insegurança são típicos das noivas que se preocupam desde com os afazeres do lar como afirma Alene - "tinha muito medo da vida de casada, confesso que até demorei um pouco para me acostumar, pois não tinha nenhuma afinidade com os serviços domésticos"; até com a conquista dos sonhos, como disse Ariane - "construir nossa familia e conquistar nossos sonhos".

Mas e depois que se casa? Será que aquela velha frase que "casamento não é um mar de rosas" como afirma Jana, realmente é verídica e nos decepcionamos no primeiro dia juntos? Ai quanta responsabilidade heim??

De acordo com os depoimentos lidos, vi que o amadurecimento foi unânime. A nossa independência parece depender do outro e para o outro como disse Luciana "Me tornei mais madura, mais independente e tento aprender a amar mais todos os dias". Assim como nosso exercício de paciência, parece que ele dobra...rsrsrs...nos tornando "mais família, mais compreensiva, otimista e paciente", Jana. E nesta formação da família vem as prioridades e as tomadas de decisões de acordo com as palavras de Rossandra "se tenho que tomar uma decisão hoje, primeiro penso nele e em nossas filhas, afinal, família é prioridade".

O casamento é assim, cada dia uma visão diferente das coisas, uma forma de lidar com as diferenças e o acréscimo de infinitas bênçãos de Deus quando nos deixamos levar por Suas melhores e perfeitas decisões. E o diálogo é o princípio de tudo. "Aprendi que o segredo do casamento é o dialogo, nunca guardar mágoa, conversar logo e perdoar", afirma Ariane.

Pelo jeito, cada uma tem a sua linguagem e forma de lidar com o amor no casamento. E isso é que é interessante, pessoas diferentes nos dão mais estímulos para aprendermos a cada dia as lições do casamento. Já pensou se fôssemos iguais, nada teria graça e tudo seria sem graça...rsrsrs.  Mas enfim, os mistérios do casamento são infinitos e particulares de cada casal, porém, no fundo, no fundo, nós mulheres temos sempre as mesmas impressões e cuidados com esta instituição divina. Desde o olhar, a intimidade, um abraço seguido de "amo você", o respeito, o amor e a companhia um do outro em qualquer situação; merecem nossa prioridade em tempo integral, pois de agora em diante vivemos intensamente 24 horas os sonhos e expectativas criadas no início dessa nossa conversa.

Para as minhas amigas, um eterno obrigada. Espero sempre poder contar com a amizade de vocês até que venham os herdeiros dos herdeiros...rsrsrs.

Tenham um ótimo final de semana e aproveitem para acrescentar mais abraços, beijos, carinhos e amor no dia de hoje.

Bjos =)
Renata Botelho





3 comentários:

  1. Adorei a postagem, o teor da mensagem é de extrema maturidade. Parabéns Renata, precisamos fortalecer nossos lares. Bjs

    ResponderExcluir
  2. oi Rê, qto tempo né mulher... owww tava precisando demais ler esse texto, to na contagem regressiva pro casamento, e tô no ápice do stress... claro q é sem motivos justificáveis... mas é estress e pronto! vc deve me entender... aquele velho stress pré-casamento!
    Bjão e saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Guiiiiii =)
    Obrigada pela visita no blog. Fico muito feliz em saber que estou contribuindo com as noivinhas no meu blog.
    Acredite, essa fase estressante passa logo.
    Bjoosss.

    ResponderExcluir